quinta-feira, 31 de março de 2011

MAIS ÁGUA BOA!!!!!!

Aquífero na Amazônia pode abastecer a população mundial

Enquanto boa parte do mundo já se encontra em estado de alerta em razão da falta de água potável, como é o caso da África Subsaariana e alguns países asiáticos, uma reserva subterrânea situada em plena Amazônia pode ser a maior do planeta, graças a um volume de 86 mil quilômetros cúbicos de água doce, o equivalente para abastecer a população mundial (atualmente estimada em sete bilhões) em até 100 vezes.

A reserva em questão é o Aquífero Alter do Chão, que foi alvo de um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA), cuja publicação foi feita em abril de 2010. Localizado sob os estados do Amazonas, Pará e Amapá, o aquífero tem quase o dobro do volume de água potável que o Aquífero Guarani (com 45 mil km³ de volume), até então considerado o maior do país e que também passa pela Argentina, Paraguai e Uruguai.

"Os estudos que temos são preliminares, mas há indicativos suficientes para dizer que se trata do maior aquífero do mundo, já que está sob a maior bacia hidrográfica do mundo, que é a do Amazonas/Solimões. O que nos resta agora é convencer toda a cadeia científica do que estamos falando", afirmou Milton Matta, geólogo da UFPA.

O especialista adiantou que o Aquífero Alter do Chão deverá ter o nome mudado por ser homônimo de um dos principais pontos turísticos do Pará, o que costuma provocar enganos sobre a localização da reserva de água. Uma das sugestões é Aquífero Grande Amazônia, em razão de uma "visibilidade comercial mais interessante". Matta tenta concluir a segunda etapa do estudo junto ao patrocínio do Banco Mundial e outros apoiadores científicos.

Ele também destacou a qualidade da água que pode ser explorada no Alter do Chão. "A região amazônica é menos habitada e por isso menos poluente. No Guarani, há um problema sério de flúor, metais pesados e inseticidas usados na agricultura. A formação rochosa é diferente e filtra menos a água da superfície. No Alter do Chão as rochas são mais arenosas, o que permite uma filtragem da recarga de água na reserva subterrânea", comparou Oliveira.

Além do Guarani, que abrange os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, estendendo-se à Argentina, ao Paraguai e ao Uruguai, e do Alter do Chão, o Brasil também possui outros aquíferos importantes, como é o caso do Urucuia (BA), Serra Grande (PI) e Cabeças (MA).


Data: 28/3/2011

Fonte: Portal EcoDesenvolvimento

Dica do dia

Recicle as caixinhas de TETRA PAK de sua casa. Você não tem ideia no que elas podem se transformar.
"Toda caixinha da Tetra Pak é composta de papel, plástico e alumínipo e cada um desses materiais contribui para que muitos outros produtos sejam fabricados. São móveis, telhas, materiais de escritório e muito mais. É uma verdadeira no mundo da reciclagem."

Pensamento do dia


ÁGUA.....SE VOCÊ NÃO ECONOMIZAR
O MUNDO PERDERÁ SUAS CORES!!!

Mais preservação

2011 é o Ano Internacional das Florestas


Segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), as florestas representam 31% da cobertura terrestre do planeta, servindo de abrigo para 300 milhões de pessoas de todo o mundo e, ainda, garantindo, de forma direta, a sobrevivência de 1,6 bilhões de seres humanos e 80% da biodiversidade terrestre. Em pé, as florestas são capazes de movimentar cerca de $ 327 bilhões todos os anos, mas infelizmente as atividades que se baseiam na derrubada das matas ainda são bastante comuns em todo o mundo.

Para sensibilizar a sociedade para a importância da preservação das florestas para a garantia da vida no planeta, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou que 2011 será, oficialmente, o Ano Internacional das Florestas.

A ideia é promover durante os próximos 12 meses ações que incentivem a conservação e a gestão sustentável de todos os tipos de floresta do planeta, mostrando a todos que a exploração das matas sem um manejo sustentável pode causar uma série de prejuízos para o planeta. Entre eles:

– a perda da biodiversidade;
– o agravamento das mudanças climáticas;
– o incentivo a atividades econômicas ilegais, como a caça de animais;
– o estímulo a assentamentos clandestinos e
– a ameaça à própria vida humana.

Para saber a respeito dos eventos que serão realizados durante 2011, em homenagem ao Ano Internacional das Florestas, acesse o site oficial da iniciativa. No portal, ainda é possível divulgar as ações que você pretende promover nos próximos 12 meses em homenagem à causa.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Informação!!!


O transporte por hidrovia emite menos quantidade de gases do efeito estufa em relação ao modal rodoviário. As reduções de emições geradas pela empresa foram calculadas segundo metodologia da ONU.

Sugestão do dia


Não demora nada....nada....dar uma olhadinha no site: www.madeinforest.com
Veja quantas sugestões, para o seu dia-a-dia.
MUITA RECICLAGEM

segunda-feira, 28 de março de 2011

28 de Março


Neste dia 28 de Março de 2011, o GEAN-GRUPO ECOLÓGICO AMANTES DA NATUREZA,
retomou seu programa na Rádio Stúdio FM de Arroio Grande- "ECO DO MEIO AMBIENTE"
e convida os amantes da natureza, para ouvirem após 13horas, todas as 2a., 4a, e 6a feiras, os importantes temas que serão apresentados para os ouvintes deste tão importante veículo de comunicação de nossa comunidade. Acreditamos que nossas palavras serão ouvidas para serem depois repetidas para as diversas pessoas que não as tenham escutado. O sentido do ECO , é esse!!!
Repetir várias vezes as mesmas palavras até que todos possam escutar. Em se tratando de Meio Ambiente e Natureza sempre serão poucas as palavras de alerta e cuidado!ECOOOOOOOOOOOO!

Dia 26 de Março


Dia 26 de Março, aconteceu a HORA DO PLANETA.Você participou? apagou as luzes da sua casa das 20h30 até 21h30?
SIM? A natureza agradece!!!
NÃO? O corpo padece!!!
Mais problema aparece,
O Planeta aquece,
O homem esquece,
Desobedece,
A noite escurece,
E agora José??
Qual é?
A tu fé?
Não tem luz...
Não tem água....
A mata queimou....
A planta morreu....
A semente nova, não nasceu....
E agora fala....
Que bicho te mordeu?

Dia 23 de Março

Encontro do arroio Grande com Lagoa Mirim
Aconteceu sob a parceria do GEAN- GRUPO ECOLÓGICO AMANTES DA NATUREZA, no dia 23 de março, às 14horas na Câmara Municipal de Vereadores, e como atividade da Semana de aniversário do nosso município, a Conferência da Hidrovia do Mercosul, articulada por 2 palestrantes que demonstraram para a platéia presente a importância da reativação da navegação nas nossas Lagoas e os vários benefícios econômicos que a mesma poderá trazer para a nossa região além de deter um baixo
impacto ambiental, o que seria ótimo nos tempos de tantos desgastes e desastres naturais que estamos presenciando no dia-a-dia. Ficou claro para todos os presentes que reativar a hidrovia é uma maneira viável, prática e barata de transportar os produtos tão necessários para a nossa sobrevivência.

Dia Mundial da Água


No dia Mundial da Água-22 de março de 2011, o GEAN- GRUPO ECOLÓGICO AMANTES DA NATUREZA, realizou palestra sobre o tema, na E.M.E.F. Neir Horner da Rosa, quando foram mostradas fotos da nascente do arroio Grande, na cidade do Herval, até a ponte Carlos Barbosa, onde pode se discutir a verdadeira realidade do mesmo quanto à mata ciliar, assoreamento e quantidade e qualidade da água, foram discutidas também situação do arroio, da Ponte Carlos Barbosa até a Ponte da BR116, sendo que a saída de campo foi realizada a pé, dentro das margens (caixa) do arroio, quando foram encontradas grandes quantidades de lixo e de retirada de areia, pelos carroceiros.