Dando continuidade foi apresentado o Sr .Luciano Rodrigues Soares, Biólogo e Técnico Ambiental da SEMA, que foi nomeado para ser o GESTOR da REBIO DO MATO GRANDE, após saudar a todos, procurou deixar claro a sua preocupação com o assunto, uma vez que recém chegado, está apenas tomando conhecimento do que vai ser na verdade a sua responsabilidade, neste processo de Implemantação da REBIO, mas mostrou-se interessado e solicitou a ajuda de todos. Continuou dizendo que já estão previstas algumas ações como: levantamento fundiário; loalização e sinalização com placas; e plano de manejo. O Sr. Serrentino interferiu dizendo que seria importante colocar prazos para as devidas ações, ou seja determinar um tempo para a realização das mesmas. O que foi completado por Aroldo da SEMA, que afirmou que o foco deverá ser a Ação Civil Pública, que todos devem participar e estar atentos para as audiências que acontecerão.
A platéia se manifesta perguntando: quais os principais conflitos ou agentes degradantes dentro da Reserva?
Jeferson, como pesquisador e painelista respondeu: que os agentes degradantes são:
- queimadas;
- canais abertos que atravessam banhados;
- pontilhões;
- remoção de espécies como bromélias, orquídeas;
- captura de animais;
- incidência do capim anoni em grande quantidade (espécie exótica);
- extração de água para as lavouras de arroz;
- presença de acampamentos para caça;
- queimada de figueiras para a extração de mel, com a destruição de várias figueiras bem antigas;
O Secretário Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Sr. Fábio Canielas Stocker, se pronunciou dizendo que é parceiro do GEAN, na luta para Implantação da REBIO do Mato Grande. Após, falou Vice Prefeita Mariela Ferreira, dizendo 3 palavras pronunciadas por Serrentino; conhecimento, diálogo e precaução, colocando também a Prefeitura à disposição do GEAN nesta causa.
Para encerrar o Sr. Serrentino, desejou que todos continuassem na luta pela REBIO, convidando para um brinde ao crescimento das conversações, neste Seminário, estourando champanhe para brindarmos o ANO NOVO.
-
Nenhum comentário:
Postar um comentário