quarta-feira, 25 de março de 2009

APAE - ÁGUA


Alunos mostrando a DONA GOTINHA e a
GOTÍCULA, personagens da nossa História sobre a água

Atividades na APAE




Dia 25 de março o GEAN realizou atividades educativas na APAE, trabalhando sobre o tema ÁGUA, dentro do Projeto que a Professora Eliana está desenvolvendo com seus alunos.

MENSAGEM DE ANIVERSÁRIO DE ARROIO GRANDE


ARROIO DRANDE 136 ANOS DE HISTÓRIA, GEAN 11 ANOS DE AÇÃO NO MUNICÍPIO. Parabéns Cidade Simpatia!

terça-feira, 24 de março de 2009

Aniversário de Arroio Grande

Arroio Grande ...136 de História. Fotos da Fazenda do Liscano Forte de São Gonçalo

domingo, 22 de março de 2009

Dia Mundial de Água - 22 de março


Convite


Mensagem recebida



Mensagem recebida da Professora Regina Serpa, Coordenadora do Projeto 'Amigos do Arroio Grande"- pela passagem do dia Mundial da Água, 22 de março de 2009.
Foto da Ponte Carlos Barbosa. Arroio Grande.

Mensagem recebida

Dia Mundial da Água


Água que vai....
Água que vem....
Água é sempre.....
Nosso maior bem!
Água que vira chuva, que enche o rio e ribeirão
Água que molha a planta e todo o chão.....
Água que cai....alegrando meu coração!

Foto do arroio Grande


Foto do arroio Grande próximo à Lagoa Mirim, onde dá para observar a captação de água para as lavouras do seu entorno. Observa-se também a falta de vegetação para proteção das suas margens.

arroio Grande




Foto do arroio Grande, na cidade do Herval. Dá para observar o assoriamento é muito grande.Vamos cuidar do nosso arroio, pois é responsável pela nossa sobrevivência. Ele nasce na Localidade da Guarda Nova no municipio do Herval, recebe metade do esgoto daquela cidade e abastece com 50% da água necessária para o abastecimento da população.

Fotos do Arroio Grande

No dia Mundial da água, fotos do arroio Grande. Vamos preservar este presente da natureza. Nascente do arroio na cidade do HERVAL.

Dia 22 de Março


- Dia Mundial da água. Água é a essência da vida. Água é o bem mais precioso da humanidade.Ela embala a vida, refresca e mata a sede. Sem água não existiria nenhuma forma de vida no Planeta.Ela é um bem finito. Economize!

sábado, 21 de março de 2009

Reunião Comitê da Bacia da Lagoa Mirim


Recentemente o GEAN, na pessoa da Professora Jussara Pereira, participou na cidade de Pelotas da Reunião do Comitê da Bacia da Lagoa Mirim, quando foi anunciado o lançamento do Laboratório Binacional da Lagoa Mirim.

Hora do Planeta


Dia 20 de Março o GEAN, em entrevista na Rádio Difusora, falou sobre a HORA DO PLANETA que se realizará dia 28 de março, quando toda a comunidade está convidada a apagar as luzes de sua casa no horário das 20h30 às 21h30, para conscientizar a todos da importância de racionar energia ajudando assim a melhorar o futuro do Planeta, dando uma parada para refletir sobre os efeitos do aquecimento global e seus prejuizos para todos os seres vivos da Terra.

Atividade na APAE


Dia 20 de março o GEAN, realizou atividade com os alunos da Professora ZEZA, foi um momento muito descontraído onde os alunos deveriam reconhecer coisas da natureza, apenas usando o tato, sem olhar para os elementos deveriam identificá-los, depois realizando um exercício com a professora dizendo se o que identificaram era liso, áspero grosso ou fino, etc. Na oportunidade foi escolhido pelos alunos o tema que vão estudar juntamente com o GEAN, durante o ano de 2009, desenvolvendo o Projeto "Integrando o aluno com o meio ambiente". LIXO, foi destacado por todos como prioridade para estudo neste ano letivo.

PALESTRA MONTEIRO LOBATO


Dia 19 de março o GEAN, realizou palestra sobre água ,a Escola Particular Monteiro Lobato. A turma muito entusiasmada fez muitas perguntas, e interagiu com contribuições e experiências trazidas de casa, muitos exemplos práticos e sugestivos para o uso racional da água.

Palestra Gean

No dia 19 de março dentro das comemorações da Semana do Município, o GEAN fez palestra em homenagem ´à água, cujo dia Mundial é dia 22 de março. Em primeiro Lugar a Professora Regina Serpa coordenadora do Projeto Amigos do Arroio Grande, apresentou fotos que chamavam a atenção sobre a Lagoa Mirim e os cuidados com o uso da água. Logo após a Professora Jussara Pereira fez uma apresentação sobre o trabalho que realiza, representando o Gean, junto ao Projeto "Observatório Social e Ambiental da Bacia Binacional da Lagoa Mirim"- trabalho este apresentado na reunião do Comitê da Bacia da Lagoa Mirim, em Pelotas, juntamente com o uruguaio Sr. Carlos Maria Serrentino Coordenador Geral do Laboratório, que já remeteu para a ONU, um relatório sobre a Lagoa Mirim, para o Programa Mundial de Avaliação dos Recursos Hídricos. O GEAN, participara ativamente deste Projeto juntamente com o Uruguai.

Palestra do GEAN




quarta-feira, 18 de março de 2009

Pôr-do-sol na Pedra da Estiva


pôr-do-sol na Pedra da Estiva



Passeio Pedra da Estiva


A Secretaria Municipal de Educação e Grupo Ecológico Amantes da Natureza, organizaram um passeio à Laje de Pedra da Estiva onde se encontra o marco do ponto mais alto do município. Participaram várias pessoas que foram presenteadas com um belo espetáculo do pôr-do-sol. Foi uma tarde inesquecível, com toda a certeza, onde podemos apreciar toda a magia e plenitude da natureza.Confira as fotos!!!

quarta-feira, 11 de março de 2009

Hora do Planeta


GEAN -GRUPO ECOLÓGICO AMANTES DA NATUREZA, convida todos os internaltas para participarem da HORA DO PLANETA, dia 28 de março, apagar todas as luzes pelo periodo de 1 hora, das 20h30 ás 21h30, assim estaremos fazendo a nossa parte para salvar o Planeta e poupar muita energia para o futuro.

domingo, 8 de março de 2009

DIA INTERNACIONAL DA MULHER


O GEAN, parabeniza todas as mulheres neste dia, desejando que a vida seja plena e cheia de maravilhas, para compensar os dissabores...as dores e a falta de amores....Mulher! tu és aquele ser que mais tem valor neste Planeta, pois carregas no teu ventre a essência de uma nova vida. Acredita na tua força interior, na corrente luminosa de fraternidade universal que emana do teu coração. Curte a tua maneira especial de cuidar de tudo o que te rodeia. Agradece a tua força e a tua garra nas horas difíceis. Renuncia para sempre as palavras e pensamentos negativos. Vai tranquila pelo teu caminho que é cheio de glórias e vitórias. Parabéns!

terça-feira, 3 de março de 2009



Outras fotos do Projeto Ambientalistas Educadores:

Ambientalistas Educadores


O GEAN, foi representado pela Professora Jussara Pereirano Projeto"Ambientalistas Educadores", na cidade de Pantano Grande, terra natal do ecologista gaúcho José Lutzemberg. Este evento é organizado pelo CEA- Centro de Estudos Ambientais, primeira organização ecológica não governamental da Região Sul, que desenvolveu nessa oportunidade, atividades da etapa II presencial do Projeto. Jussara destacou que o curso tem sido fundamental para fortalecer as atividades ecológicas do Rio Grande do Sul.

Projeto "Trocando de Sacola"


O GEAN, fez a entrega de 70 sacolas retornáveis para a Prefeitura Municipal de Arroio Grande. As mesmas fizeram parte de um Kit que foi entregue em todos os camarotes durante o Carnaval. O grupo organizou um folheto que continha várias recomendações para aos dias de folia.

Lançamento de Livro







Cláudio Corrêa Pereira, integrante do GEAN, lança livro "Minuanos/Guenoas", que conta um pouca da história sobre os Cerritos da Bacia da Lagoa Mirim e as origens de uma nação Pampeana, obra esta, considerada uma das mais importantes nos últimos anos, no que diz respeito aos nossos primeiros habitantes.



O evento foi organizado pelo CTG Tropeiros da Querência, em Arroio Grande, no dia 06 de fevereiro, com a presença de autoridades e convidados especiais. Na oportunidade a Coordenação do GEAN, fez a entrega de uma placa em homenagem ao importante trabalho realizado pelo autor.