domingo, 3 de abril de 2011

PLANTAR ÁRVORES.....


Para ajudar a amenizar os dramáticos efeitos do aquecimento global por meio da produção de mais oxigênio e da absorção do gás carbônico;

Para melhorar a qualidade de vida, colaborando para despoluir os ares das cidades e reduzir a temperatura média;

Para divulgar o valor das árvores, o que é uma forma de criar consciência ecológica e responsabilidade através da educação;

Pelo resgate do conhecimento ancestral que vê as árvores como um elemento de equilíbrio e bem-estar à humanidade;

Para compensar o desmatamento e a extinção de espécies, gerando espaço para a formação de novas vidas;

Para conscientizar o público de atitudes necessárias com relação à extração da madeira e ao consumo de papel, sub-produtos das árvores.

Árvores Como Plantar

Por exemplo:


Ao usar o verso de uma folha de papel durante um mês, 1.000.000 de pessoas (um bairro de São Paulo), preservaria uma área de floresta equivalente a 18 campos de futebol (25% do lixo das casas brasileiras é papel sub-utilizado, só com um risco, uma palavra, impresso de um só lado...);


Cada motorista deveria plantar pelo menos 25 árvores por ano, para compensar a carga poluente emitida por ele neste mesmo período;


Preferir usar papel reciclado no lugar do papel branco. Cada tonelada de papel reciclado evita a derrubada de 30 árvores e o consumo de 80.000 litros de água.

Prefira árvores nativas

Detalhe: é preferível plantar árvores nativas da sua região. Agindo assim, você estará também fortalecendo o ecossistema local: desde o solo até os animais, incluindo as próprias árvores existentes.

As árvores do futuro

Por Chara (Cynthia Frank)


Recentemente, pesquisadores do Instituto de Botânica de São Paulo descobriram que certas árvores brasileiras têm o dom especial de retirar da atmosfera grandes quantidades do CO2, um dos maiores vilões do aquecimento global.

“Espécies como o jatobá e o guapuruvú têm a capacidade de dobrar a assimilação de CO2 à medida em que ele vai aumentando. Essas ‘faxineiras do ar’ fazem mais fotossíntese, transformando o famigerado gás carbônico em alimento para seu próprio sustento, além de estocá-lo em seus troncos, na forma de celulose de madeira”, afirma Marcos Buckeridge, professor de botânica da USP e principal responsável pela pesquisa.

Mas fazer essa supertransformação nos ares é apenas uma das missões das árvores. Outra, não menos importante, é a emissão de vapor d’água.

“Uma única árvore tem a capacidade de borrifar o seu entorno com cerca de 500 litros de água por dia o que torna o ar e os ambientes muito mais frescos e agradáveis.

Tanto que um local arborizado chega a ter uma diferença de 10o. C a menos do que a temperatura medida em locais sem árvores”, diz Marcos.

Para quem se dedica aos estudos científicos sobre o comportamento das plantas, numa época de aquecimento global essa constatação pode fazer toda a diferença. “Não podemos abandonar as árvores adultas ou recém-plantadas.

Adubar, dar água e atenção é essencial. Quanto mais cuidarmos, mais rápido e mais eficiente será o seqüestro de carbono”. Segundo o botânico e pesquisador, árvore bem cuidada hoje significa mais conforto para todos amanhã.

A lista das heroínas:

Jatobá (Hymenaea courbaril)

Jacarandá-da-Bahia (Dalbergia nigra)

Pau-jacaré (Piptadenia gonoacantha)

Guapuruvú (Schizolobium parahyba)

Feijão-do-mato (Sesbania virgata)

A intenção ajuda!

Ao plantar a muda, coloque junto uma intenção…

Para quem não conhece a força do pensamento, existe o livro “As mensagens da água”, do cientista japonês Masaru Emoto, editora Isis.

Por meio de fotos belíssimas, o pesquisador demonstra o que acontece com a água quando intencionada por músicas, palavras, sentimentos e orações. Bom lembrar que tanto o corpo humano quanto o planeta são feitos de 70% de água...

Ao plantar a muda, pode-se visualizar, por exemplo:

Um mundo verde, cheio de árvores;

A idéia da preservação das matas e do reflorestamento se irradiando pelo mundo;

Seres humanos plantando árvores ao redor do mundo;

Um grupo de pessoas de mãos dadas em volta de uma árvore;

Ou qualquer outra boa intenção com relação às árvores.

Não basta plantar, é preciso cuidar...
Acompanhe a muda que você plantou por, pelo menos, dois anos! Verifique a necessidade de água, a saúde da planta, controle algum ataque de insetos, adube... A muda é como uma criança que necessita de apoio até que possa se desenvolver sozinha.

Fonte: ummilhaodearvores.org.br

ÁRVORES PORQUE PLANTAR

POR QUE PLANTAR ÁRVORES?

Árvores são fundamentais para o equilíbrio da natureza, pois garantem a renovação do ar que respiramos, além de promover a fixação do solo, a produção de alimentos e de matérias orgânicas.

Por que plantar árvores?

As árvores são o grande símbolo de uma ação que visa:

Incentivar a gestão sustentável das empresas coureiro-calçadistas (indústrias, varejo e serviços);

Promover a neutralização das emissões de carbono;

Incentivar a utilização de materiais recicláveis e reaproveitáveis no dia-a-dia das empresas;

Promover a redução dos resíduos gerados pela feira, realizar a triagem dos materiais e encaminhá-los para cooperativas de reciclagem, com geração de trabalho e renda para famílias de catadores;

Contribuir para a recuperação de áreas degradadas;

Promover a melhoria geral da qualidade de vida para toda a população.

Nenhum comentário: