quarta-feira, 9 de abril de 2014

Agrotóxicos na alimentação....

A utilização indiscriminada de agrotóxicos em nosso país (o Brasil é o maior consumidor do mundo) e o incentivo de alimentos transgênicos (estamos em terceiro lugar e pioneiros em seu estudo) são verdadeiros desrespeitos à vida de nossa população, aumentando cada vez mais o número de mortes e doenças crônicas, além de provocar alterações no meio ambiente.

Pesquisas indicam o crescimento do índice de pessoas com câncer, que pode estar relacionado ao uso de agrotóxicos, basicamente através da alimentação. Conforme dados do Ministério da Saúde, a cada ano 10 mil brasileiros morrem por causas relacionadas ao uso indevido de produtos químicos.

Segundo o último censo agropecuário do IBGE no campo foram notificados mais de 25 mil casos de intoxicação de agricultores. Recentemente, a Anvisa revelou que frutas e verduras consumidas pelos brasileiros têm um índice de 81% de contaminação por aditivos químicos.

Outro dado estarrecedor é a constatação de que a quantidade excessiva de agrotóxicos e fertilizantes já é a segunda causa de contaminação da água no País. Só perde para o despejo de esgoto doméstico, o grande problema ambiental brasileiro. É preciso encontrar soluções para que tenhamos uma sociedade mais saudável, justa e equilibrada.

A Revolução Orgânica - A produção de alimentos orgânicos vem crescendo gradativamente no âmbito mundial. Na Europa e Estados Unidos existem hoje supermercados que só comercializam produtos isentos de agrotóxicos.

Estima-se um crescimento na ordem de 40% ao ano de novos adeptos dessa justa causa. Os dados comprovam a preocupação dos consumidores em levar para seus lares alimentos de maior valor nutritivo e saudáveis.

No Brasil a Agricultura Familiar Orgânica está em expansão. O Rio de Janeiro está entre os três maiores produtores, ficando atrás apenas do Paraná e de São Paulo. A maior parte de sua produção está concentrada nas Regiões Serrana e Baixada Metropolitana.

Os alimentos orgânicos são produzidos sem agrotóxicos, adubos químicos, queimadas e sementes transgênicas. O consumo destes alimentos resulta em uma redução de ingestão de resíduos de agrotóxicos que encontramos em produtos convencionais. São mais nutritivos, saborosos, restauram a biodiversidade, protegem a qualidade da água, reduzem o aquecimento global e economizam energia, além de ajudarem a manter as pequenas propriedades agrícolas, resguardando as futuras gerações.

Nenhum comentário: