terça-feira, 6 de janeiro de 2009

reunião do GT do Mato Grande

7º Seminário do Mato Grande

O GEAN – Grupo Ecológico Amantes da Natureza, promoveu nesta quarta feira, dia 19/11/2008, o 7º Seminário de Implantação de Reserva Biológica do Mato Grande com a presença da Vice-Prefeita de Arroio Grande, Mariela Ferreira, de representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, de Vereadores, de Secretários Municipais da Agricultura, Desenvolvimento e Meio Ambiente e da Educação, Consultor das Nações Unidas para o Programa WWAP, Palestrantes e 55 pessoas da comunidade local e regional.
O palestrante Jéferson Bugoni na sua palestra sobre “Avifauna da REBIO Mato Grande”, da UFPEL, relatou os resultados de uma pesquisa de Avifauna que vem sendo realizada dentro da Reserva. Seus dados apontam para a importância do Mato Grande para a conservação de algumas espécies de aves.

O Lic. Carlos Serrentino, consultor do Programa WWAP das Nações Unidas, falou sobre o Programa de Avaliação Mundial dos Recursos Hídricos que tem como único caso de estudo continental sul americano a bacia da Lagoa Mirim , bem como da importância de um desenvolvimento sustentável respeitando ecossistemas particulares da região como é o caso da REBIO Mato Grande. Serrentino fez esclarecimentos importantes como a conexão da referida Reserva com ecossistemas no Uruguai como a “Quebrada de los Cuervos” (Primeira Área Nacional Protegida).

O palestrante Carlos Serrentino ensinou aos presentes, a recente Carta de Zaragoza 2008 que foi elaborada na EXPO AGUA 2008 de caráter mundial, alertando os participantes sobre a gestão mais adequada da água no mundo e na região. Assim, foi marcado fortemente as recomendações das Nações Unidas, sobre a água potável e o saneamento como direitos humanos fundamentais.

O Dr. João Menegheti, da UFRGS, falou sobre a importância da REBIO Mato Grande para aves migratória e trouxe várias curiosidades sobre a história da região e as pesquisas de Avifauna aqui realizadas a mais de um século, por pesquisadores nacionais e internacionais.

O Seminário encerrou com uma mesa-redonda de perspectivas de implantação da REBIO Mato Grande, tendo como mediador a Lic. Carlos Maria Serrentino que propôs a organização de uma estratégia para atuar de imediato e visando a efetiva implantação desta REBIO que foi aceito de imediato por todos os participantes do Seminário.


Entre os componentes da estratégia proposta, está incluído um trabalho de Educação Ambiental, uma comunicação ainda maior entre SEMA e a comunidade, a possibilidade de se recorrer à Cooperação Internacional.

Por fim ficou acertado, entre todos, por unanimidade, a formação de um Grupo de Trabalho (GT) para se reunir periodicamente com a SEMA, instituição encarregada de fazer esta implantação da REBIO Mato Grande, sendo que a primeira reunião será em janeiro em lugar a definir. Este grupo de trabalho mais enxuto terá representantes do ONG GEAN, da SEMA, do Executivo Municipal, da Agência da Lagoa Mirim, representantes das Universidades da região e assessores em função da particularidade da temática.



Arroio Grande, 21 de novembro de 2008



Jussara Pereira
Coordenadora do Projeto Mato Grande
GEAN – Arroio Grande,RS,BR

Este foi o Relatório do 7º Seminário de Implantação da Reserva Biológica do Mato Grande.
No dia 13 de janeiro de 2009na cidade de Pelotas haverá a reunião de diversas representações e SEMA, para dar andamento ao processo de implantação.

Nenhum comentário: