sábado, 26 de dezembro de 2009

ECOLUNA - JOSÉ BONIFÁCIO GARCIA SOARES

ENTÃO É NATAL...
Novamente pelas lojas e na mídia da TV, papai Noel se prolifera tal quais os coelhos introduzidos no frágil ecossistema da Austrália. É papai Noel prá tudo quanto é lado, estimulando através do seu comportamento de bom velhinho, ao consumismo que tomou conta da sociedade como um todo. É nesta época que o consumismo chega ao auge, tem papai Noel virando gigante nas vitrines dos shoppings, mostrando a imensidão da sua importância para o sucesso de vendas no período natalino.
Há muito o espírito natalino morreu sufocado pelas garras do comércio, pela exploração comercial de uma data com motivações exclusivamente religiosas. Papai Noel como um Deus, invade cada canto do nosso planeta, vestido a rigor, invade cada residência, cada coração infantil estimulando-o a ser mais uma peça integrante na manutenção do sistema.
Quando vejo aquela neve caindo por sobre seu trenó repleto de presentes nos cartões de Natal, noto por sob a roupa do papai Noel o tio Sam abandonando os rigores do inverno norte americano para cativar os irmãos dos países mais pobres em prol da sobrevivência da sua grande nação. Observo uma nave em forma de caravela saindo para a conquista de novos mundos, novas terras, a domesticar as culturas selvagens, como foi feito com a cultura dos índios sul americanos há uns quinhentos anos atrás. O tempo passa, mas as concepções não mudam, o que varia é a tecnologia, os meios de se permanecer no poder.
Neste Natal, esqueça de dar ou ganhar presentes, aproveite a data para rever amigos, e dar um abraço verdadeiro, com calor humano, ressuscite o espírito natalino que existe dentro do seu ser. Deixe as renas de o papai Noel pastar em paz, em terreno firme, deixe a função de voar para os pássaros, morcegos, ou para os anjos, são eles que têm asas e o dom de voar.
Um Feliz Natal, embora a conferência de Copenhague não tenha dado em nada. E que as mudanças climáticas acordem nossos olhos cegos de poder, antes de tomarmos um rumo sem volta.

Nenhum comentário: