quarta-feira, 21 de janeiro de 2009


foto do arroio Grande, próximo á Lagoa Mirim

continuação atividades p/ 2009

)“Amigos do Arroio Grande” – envolvendo vários trabalhos, além de expedições com a finalidade de organizarmos um documentário, o qual será editado em uma CARTILHA, levantamento da flora e fauna e também da qualidade da água, da nascente à foz do arroio na Lagoa Mirim.

sábado, 17 de janeiro de 2009

fotos Laje de Pedra







Passeio na Laje de Pedra Passo do Sabaio


No sábado, dia 17 de janeiro de 2009, o GEAN e a ONG PACHAMAMA, realizaram um passeio na Laje de Pedra do Passo do Sabaio. Foi um momento único quando chegamos na laje de pedra, pelo seu tamanho, pela sua grandeza e energia que transmite. E mais, a profundeza do olhar na linha do horizonte que parece não ter fim, nos deixou muito próximos do sol que também nos impunha a sua grandiosidade e a sua vitalidade. O grupo realizou meditação e reverência ao pôr-do-sol, agradecendo a oportunidade deste encontro com pessoas tão diferentes e ao mesmo tão iguais no querer sentir a natureza de perto.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

1a. Reunião do GEAN em 2009


A primeira reunião do GEAN em 2009, realizou-se dia 14 de janeiro às 19h. Na oportunidade foi entregue aos presentes o material contendo os Projetos que serão desenvolvidos neste ano, juntamente com o calendário de datas que serão trabalhadas em 2009.

foto da reunião do GT do Mato Grande, dia 13 de janeiro/2009


outras fotos da reunião do GT DO DIA 13 DE JANEIRO




foto do GT MATO GRANDE

1a. Reunião dia 13 de janeiro de 2009 do GT do Mato Grande, na cidade de Pelotas

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

foto


Foto do 7º Seminário de Implantação da Reserva Biológica do Mato Grande

continuação das atiividades/2009

Projeto de Implantação da Reserva Biológica do Mato Grande”
Projeto no qual o GEAN juntamente com a comunidade se empenham com absoluta racionalidade, pela implantação desta Unidade de Conservação há mais de sete anos, organizando seminários no mês de novembro para discutir e dar andamento ao processo, além disso, o grupo realiza: saídas de campo e pesquisas da biodiversidade da REBIO, palestras em escolas e instituições onde são convidados, durante todo Projeto de Implantação da Reserva Biológica do Mato Grande”

Reunião em Pelotas


Na data de 13 de janeiro de 2009, o GT da Rebio do Mato Grande, reuniu-se na FEPAM, na cidade de Pelotas para dar prosseguimento na discussão que ficou acordada no 7º Seminário do Mato Grande, que aconteceu em novembro de 2008. Estavam presentes: A coordenadora do Projeto Jussara Pereira, Carlos Maria Serrentino, representante do Uruguai, que luta também pelo retorno do Tratado da Lagoa Mirim, Aroldo representando a Sema, João Carlos Caldeira da COMIRIM, Júlio Quevedo Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Arroio Grande, Professor aposentado José Costa Fróes, Sandra Barbosa da FEPAM, Jéferson pesquisador da avifauna no Mato Grande, Lair S. Corrêa coordenadora do GEAN. Após várias discussões e sugestões ficou acordado entre todos do GT, que precisamos se fazer presentes na SEMA, buscando ajudar no andamento do processo de implantação da Rebio, mostrando o trabalho do Gean, no tocante às pesquisas já realizadas naquele local, declarando publicamente a importância da REBIO para a região e por que não dizer para o mundo. Destacou-se ainda o interesse do GT, pela validade ou não do Protocolo de Intenções da VCP, e quando o mesmo existirá de verdade. O GT acordou uma próxima reunião para quando houver pauta importante a ser discutida.

sábado, 10 de janeiro de 2009

Projeto/2009

)“Em sintonia com a Natureza e a Comunidade”- entrevistas realizadas pelo GEAN, com pessoas que de algum modo estejam envolvidos com o meio ambiente e são reproduzidas na rádio DIFUSORA todas as sextas-feiras, após o programa esportivo.
)“Projeto de Implantação da Reserva Biológica do Mato Grande”
projeto no qual o GEAN juntamente com a comunidade se empenham com absoluta racionalidade, pela implantação desta Unidade de Conservação há mais de sete anos, organizando seminários no mês de novembro para discutir e dar andamento ao processo, além disso, o grupo realiza: saídas de campo e pesquisas da biodiversidade da REBIO, palestras em escolas e instituições onde são convidados, durante todo o ano.
)“Projeto de Implantação da Reserva Biológica do Mato Grande”
projeto no qual o GEAN juntamente com a comunidade se empenham com absoluta racionalidade, pela implantação desta Unidade de Conservação há mais de sete anos, organizando seminários no mês de novembro para discutir e dar andamento ao processo, além disso, o grupo realiza: saídas de campo e pesquisas da biodiversidade da REBIO, palestras em escolas e instituições onde são convidados, durante todo o ano.

Projetos/2009

) Eco do Meio Ambiente” – textos informativos que são organizados pelo GEAN e reproduzidos na rádio STUDIO FM, de Arroio Grande, enfocando o Meio Ambiente. Este é um programa semanal que t em audiência na zona urbana e rural do município de Arroio Grande.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Atividades para 2009

Atividades do GEAN para 2009:



O GEAN – Grupo Ecológico Amantes da Natureza desenvolverá vários projetos, tais como:

A) “Integrando o aluno com o meio ambiente” – cujas atividades são desenvolvidas junto às crianças da APAE, todas às quartas-feiras durante todo o ano, sempre destacando o tema “Meio Ambiente”.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

reunião do GT do Mato Grande

7º Seminário do Mato Grande

O GEAN – Grupo Ecológico Amantes da Natureza, promoveu nesta quarta feira, dia 19/11/2008, o 7º Seminário de Implantação de Reserva Biológica do Mato Grande com a presença da Vice-Prefeita de Arroio Grande, Mariela Ferreira, de representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, de Vereadores, de Secretários Municipais da Agricultura, Desenvolvimento e Meio Ambiente e da Educação, Consultor das Nações Unidas para o Programa WWAP, Palestrantes e 55 pessoas da comunidade local e regional.
O palestrante Jéferson Bugoni na sua palestra sobre “Avifauna da REBIO Mato Grande”, da UFPEL, relatou os resultados de uma pesquisa de Avifauna que vem sendo realizada dentro da Reserva. Seus dados apontam para a importância do Mato Grande para a conservação de algumas espécies de aves.

O Lic. Carlos Serrentino, consultor do Programa WWAP das Nações Unidas, falou sobre o Programa de Avaliação Mundial dos Recursos Hídricos que tem como único caso de estudo continental sul americano a bacia da Lagoa Mirim , bem como da importância de um desenvolvimento sustentável respeitando ecossistemas particulares da região como é o caso da REBIO Mato Grande. Serrentino fez esclarecimentos importantes como a conexão da referida Reserva com ecossistemas no Uruguai como a “Quebrada de los Cuervos” (Primeira Área Nacional Protegida).

O palestrante Carlos Serrentino ensinou aos presentes, a recente Carta de Zaragoza 2008 que foi elaborada na EXPO AGUA 2008 de caráter mundial, alertando os participantes sobre a gestão mais adequada da água no mundo e na região. Assim, foi marcado fortemente as recomendações das Nações Unidas, sobre a água potável e o saneamento como direitos humanos fundamentais.

O Dr. João Menegheti, da UFRGS, falou sobre a importância da REBIO Mato Grande para aves migratória e trouxe várias curiosidades sobre a história da região e as pesquisas de Avifauna aqui realizadas a mais de um século, por pesquisadores nacionais e internacionais.

O Seminário encerrou com uma mesa-redonda de perspectivas de implantação da REBIO Mato Grande, tendo como mediador a Lic. Carlos Maria Serrentino que propôs a organização de uma estratégia para atuar de imediato e visando a efetiva implantação desta REBIO que foi aceito de imediato por todos os participantes do Seminário.


Entre os componentes da estratégia proposta, está incluído um trabalho de Educação Ambiental, uma comunicação ainda maior entre SEMA e a comunidade, a possibilidade de se recorrer à Cooperação Internacional.

Por fim ficou acertado, entre todos, por unanimidade, a formação de um Grupo de Trabalho (GT) para se reunir periodicamente com a SEMA, instituição encarregada de fazer esta implantação da REBIO Mato Grande, sendo que a primeira reunião será em janeiro em lugar a definir. Este grupo de trabalho mais enxuto terá representantes do ONG GEAN, da SEMA, do Executivo Municipal, da Agência da Lagoa Mirim, representantes das Universidades da região e assessores em função da particularidade da temática.



Arroio Grande, 21 de novembro de 2008



Jussara Pereira
Coordenadora do Projeto Mato Grande
GEAN – Arroio Grande,RS,BR

Este foi o Relatório do 7º Seminário de Implantação da Reserva Biológica do Mato Grande.
No dia 13 de janeiro de 2009na cidade de Pelotas haverá a reunião de diversas representações e SEMA, para dar andamento ao processo de implantação.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Mensagem de fim de ano


DIA 31 DE DEZEMBRO

Dia da Esperança...

Neste dia...terminamos mais uma caminhada

através do tempo precioso que o Senhor designou nos conceder

olhando para trás, podemos observar...

os dons que partilharam nosso caminho

e ainda podemos ver a grande luz da esperança...

esperança...

que nos impulsiona para frente,

que nos anima para os grandes desafios,

que nos conforta, fazendo esquecer as desilusões,

que nos faz acreditar que o ano de 2009,

vai ser um ano de paz

que os campos serão mais verdes,

que a chuva e o sol garantirão a vida na terra,

não faltará o alimento, para os homens e os animais,

as antigas lições e experiências nos farão viver melhor,

os amores e as flores, serão uma certeza.

No dia da esperança,

desejamos que o coração grande e bondoso de Cristo,

derrame profusas bençãos sobre nós!

Com carinho dos amigos do GEAN -Grupo Ecológico Amantes da Natureza.

LAIR SOARES CORRÊA - COORDENADORA DO GEAN

ARROIO GRANDE /RS

Mensagem de Natal

O GEAN deseja que o Natal seja uma data para reflexão e motivação para a paz e o amor entre os homens. Que o Planeta seja reconhecido como a casa de todos e como tal deve ser cuidado com carinho e muito respeito. Que a humanidade não se arrependa de suas ações de hoje. Que o futuro possa ser garantido com o bem que possamos espalhar agora. Abraços. LAIR SOARES CORRÊA-COORDENADORA DO GEAN

Mensagem de Natal


Cartão de Natal

sábado, 3 de janeiro de 2009

Mensagem de NATAL


Foto da Primeira Dama do Município recebendo os alimentos doados pelo GEAN

Entrega de alimentos


O GEAN- Realizou a entrega de alimentos para a Primeira Dama do Município, dentro da Campanha Trocando de Sacola e Natal da Solidariedade. Foram arrecadados mais de 50 quilos de alimentos. Este Projeto continua, uma vez que já estamos preparando mais sacolas que poderão ser adquiridas por R$ 10,00 em alguns supermercados da cidade.

Trocando de Sacola


Antes do Natal o GEAN lançou o Projeto "Trocando de Sacola", coordenado por Neide Hernandez. O projeto tem como objetivo conscientizar as pessoas para a troca da sacola plástica pela sacola de pano quando for às compras. Nesta 1a. fase as pessoas podiam levar a sacola em alguns supermercados, doando 2 quilos de alimentos, que foram doados para o Natal da Solidariedade da 1a. Dama do Município.

Palestra na E.Cândida


Em dezembro o GEAN realizou palestra sobre os cuidados com a água na E.E.E.F. Cândida S. Haubman e também plantou uma muda da árvore símbolo de Arroio Grande Topete de Cardealou CALLIANDRA TWEEDII

Projeto "DANDO PILHA"


Na 3a. semana de novembro, o GEAN-Grupo Ecológico Amantes da Natureza fez a coleta de pilhas usadas nas escolas e nos outros pontos da cidade, recolhendo um nº bem significativo de Pilhas e Baterias usadas, conforme as fotos. Acreditamos que nosso objetivo está sendo alcançado, pois mais e mais pessoas estão sendo conscientizadas da importância de entregarem este material para coleta, principalmente as pessoas do interior, que trazem as pilhas e baterias para depositarem aqui na cidade. ATENÇÃO! Esta é uma campanha que não acaba nunca e cada vez mais aumentam os pontos de coleta. Seja inteligente! Proteja o meio que você vive! Não jogue as pelhas e baterias no lixo, entregue nos pontos de coleta. A NATUREZA AGRADECE!