domingo, 23 de maio de 2010

Mensagem para o domingo

Todo mundo, ou quase, já passou por esse momento em que os problemas parecem tão graves e sem solução que a impressão é que desaparecemos como as gotas d´água que se perdem no oceano. E, não invariáveis vezes, algumas horas de lágrimas e um sono profundo fizeram não com que os problemas desaparecessem, mas parecessem menos assustadores.
Quando nos desesperamos, diminuímos, perdemos forças, perdemos visão, a fé fica invisível e o mundo torna-se um lugar grande demais, complicado demais e demasiado assustador. Nos tornamos quais crianças que olham os grandes com olhos assustados e coração batendo forte, como gigantes que poderiam levá-los de um momento para o outro. Não! Os problemas, por maiores que sejam, não devem devorar-nos, não podem ser assim tão impossíveis que a nossa fé não possa enfrentá-los. Não somos pequenos, menos ainda indefesos, apenas sujeitos ao vai e vem do dia-a-dia e sabemos por experiência que quanto mais distância tomamos das coisas, mais elas parecem pequenas aos nossos olhos.
Estive ontem numa cidade considerada a menor do mundo, não que as coisas sejam miniaturas, mas é possível atravessá-la de um lado para o outro em alguns minutos. Um castelo gigantesco domina a cidade, que fica num vale. Subindo uns poucos quilômetros, vemos a cidade por inteiro, com aquele castelo enorme que, de longe, caberia na palma da mão. Toda a cidade cabe numa foto, sem que se precise procurar ângulos. Penso que é assim quando estamos perto demais dos nossos problemas, eles nos parecem tão grandes que não temos outra saída do que ficar à sombra deles. Mas, sabendo ir um pouco adiante, pegando um pouco de distância, a nossa visão muda, temos a impressão que nos tornamos maiores e os problemas menores. Precisamos aprender a pegar essa distância, não nos deixar afogar, não perder o controle, não desaparecer. Precisamos aprender a sobreviver ! e isso significa agir ante ao que nos incomoda, procurar meios de saída, mesmo se não forem aqueles que tínhamos programado. Precisamos mostrar ao mundo nosso tamanho, porque Deus não nos criou do nada e nem para nada.
Aqui vai um pouquinho de reflexão para esse domingo:
http://www.leticiathompson.net/leticiathompson/O_tamanho_do_mundo_LT.html

Nenhum comentário: