quarta-feira, 21 de julho de 2010

CRIE UMA ONG


Como criar uma ONG
Posted: 21 Jul 2010 01:38 PM PDT
As ONGs – Organizações não governamentais – são organismos criados pela sociedade civil com diversos objetivos, em geral, auxiliam o Estado a garantir o pleno exercício da cidadania e da democracia. Além disso, funcionam como verdadeiras entidades fiscalizadoras da atividade governamental em relação ao cumprimento das metas traçadas para o país, bem como das ações humanas sob os patrimônios naturais.
O primeiro passo para montar uma ONG é reunir um grupo de pessoas com interesses e objetivos em comum, em seguida deve ser elaborado um Estatuto, onde estarão estabelecidas todas as diretrizes e a conjuntura interna da organização, além de constar, de forma esclarecida, quais são os objetivos, o público alvo, a forma de atuação na questões que serão propostas pelo grupo, quem são os integrantes da Diretoria e demais cargos da ONG e quais são as regras básicas de adesão e funcionamento.
Alguns quesitos precisam ser levados em consideração para que uma ONG possa ser considerada legal. Em primeiro lugar, as pessoas que ocuparão cargos na administração da ONG devem obrigatoriamente ter idade igual ou superior a 18 anos. Não é obrigatório a existência de cargos de presidente ou vice-presidente, está estabelecido no Estatuto das ONGs que a Organização é livre para definir o que quiser em seu estatuto, bastando prever expressamente a existência de, pelo menos, um representante legal.
A ONG deverá ser registrada no cartório de Títulos e Documentos e Registro Civil de Pessoas Jurídicas, para isso será necessário levar ao órgão, o Estatuto e a ata de fundação, onde deverão constar o nome completo, endereço e número de documento de identidade de cada participante da ONG.
A Organização também precisará contar com os serviços de um contador para realizar os registros pertinentes a ONG junto a Receita Federal, bem como assinar a escrituração contábil da entidade. Para você que deseja institucionalizar a sua luta e a de seus amigos por uma causa sustentável, aproveite as informações dadas e tome as providências necessárias para criar uma ONG!

Nenhum comentário: