quinta-feira, 9 de junho de 2011

texto Bona(José Bonifácio)





SEMANA DO MEIO AMBIENTE
E a lei da mudança do código florestal passa pela Câmara indo para o Congresso, em meio aos votos de políticos comprometidos com a classe ruralista. Muitas vezes em minha juventude idolatrei políticos do PC ou do PT acreditando num mundo melhor, em que cada cidadão tivesse os mesmos privilégios dos demais integrantes da sociedade, acreditando na reforma agrária com agricultura ecológica e a preservação dos ecossistemas. Hoje vejo os interesses políticos e sociais divergindo aos da minha senil ideologia, amadureci, mas continuo sentindo-me um sadio ecopata. Talvez seja ignorante em ainda acreditar no socialismo como a pílula milagrosa para a salvação da humanidade. Independente de ideologias, tanto no capitalismo como no socialismo, sempre os interesses materiais irão prevalecer sobre o fator preservação, a humanidade quer crescer a qualquer custo, e este custo consiste na destruição do meio em que vivemos.
Nunca defendi siglas partidárias, mas nunca deixei de ser um animal político, sempre acreditei no voto popular como representando a vontade do povo, mas muitas vezes esta realidade vira cédula de câmbio para aquisição de materiais de construção, ranchos, etc., conforme o gosto de cada votante. Em vez de aprender com o decorrer da vida, me decepciono em meu equívoco a cada ano que passa, a humanidade despenca em seus valores e não existe mais ética na política, a não ser na teoria.
As modificações no código florestal passaram na Câmara de Deputados indo para o Congresso, estamos acelerando o processo de desmatamento no país, estamos “reflorestando” estes espaços com silviculturas, ou então com o aumento das atividades agropecuárias... Não para suprir as necessidades fisiológicas da atual sociedade, mas para encher os bolsos da classe empresarial, sejam de grandes ou pequenos, pois em ambas as categorias o ambiente fica para segundo plano, o máximo que vêem nas florestas, ou em alguns vestígios destas, são lenhas e animais para caçar. O homem evoluiu em tecnologia, mas fechou os olhos para o holístico, as florestas tornaram-se empecilhos para o desenvolvimento aos olhos da humanidade, o homem vivencia o presente sem se importar com o amanhã. Consideramo-nos uma espécie evoluída, mas não passamos da espécie mais exótica na atualidade, corroendo com o que ainda resta de íntegro em nosso planeta... Aos que discordarem, não sou o dono da verdade, mas esta é a que se estampa em cada canto que viajo a trabalho, ou então através dos veículos de comunicação durante o sevar do amargo matinal no meu resguardo urbano.
Semana do meio ambiente está aí, com a ausência de Zé Claudio e Maria do Espírito Santo, e o ambiente mais uma vez está de luto pela morte de mais de seus defensores a engrossarem a lista onde se encontram Chico Mendes e Irmã Dorothy. Enquanto isto, as modificações no Código Florestal vão para avaliação do Congresso em favorecimento àqueles que calaram suas vozes (Ou será que foi mal interpretada a vaia a José Sarney Filho - PV no plenário da Câmara de Deputados ao ler reportagem sobre as mortes de Zé e Maria?)... As mudanças do Código Florestal serão vetadas pela Dilma? É cedo para se saber, primeiro vem o capítulo do Congresso...

Nenhum comentário: