quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

CARTA AOS AMIGOS DO GEAN

Amigos do GEAN,
O GEAN vem há mais de dez anos trabalhando em prol do meio ambiente na nossa região.Realizamos vários projetos ambientais na nossa cidade: Amigos do Arroio Grande( monitoramento das condições do rio que banha nossa cidade), Árvores do Arroio Grande ( levantamento arbóreo das praças e APPs do município) e Projeto Mato Grande para recordar alguns dos mais importantes.
O Projeto Mato Grande tem como objetivo reunir a comunidade para acompanhar a implantação da REBIO Mato Grande e refletir sobre sua importância ecológica para a bacia da Lagoa Mirim. Estamos a mais de dez anos trabalhando neste projeto: realizando seminários, mobilizando órgãos público( SEMA, IBAMA, PATRAM), pesquisadores e ambientalistas ( da UFPEL, UCPEL, FURG, IFSUL, UFRGS, Fundação Zoobotânica, outras ONGs,(CEA, NEMA, PACHAMAMA), autoridades locais ( Prefeitos e Secretários Municipais, Vereadores, Promotora de Justiça) , autoridades internacionais, pescadores, arrozeiros, proprietários de terra e comunidades em geral. Nosso desejo sempre foi que este processo de implantação fosse o mais harmônico possível, respeitando as diferenças e falando francamente da importância desta REBIO e das possíveis restrições que a implantação da REBIO poderá acarretar para os proprietários e lindeiros.
Depois de mais de 35 anos de espera pela implantação da REBIO, finalmente foram nomeados o Gestor e Guarda Parque da REBIO e começou o levantamento fundiário e a demarcação desta UC. É um momento delicado que requer bom senso de todos os segmentos envolvidos. Desejamos que o processo de implantação ocorra de forma pacífica. e ordeira.
Temos a consciência tranquila que temos feito o melhor possível pela implantação da REBIO Mato Grande e esperamos em breve participar do Conselho do Mato Grande e fazer muitos Seminários junto à SEMA, conforme ficou acordado no Seminário de Implantação da REBIO Mato Grande do ano de 2010.
Saudações
Jussara Pereira
Coordenadora do Projeto Mato Grande
GEAN - Grupo Ecológico Amantes do Mato Grande
Arroio Grande, RS, BR

Nenhum comentário: