segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Retrospectiva ambiental 2011

O ano de 2011 foi mais um ano ecologicamente problemático, com níveis recordes de gases do efeito estufa, derretimento do gelo Ártico próximo do máximo, verificado em 2007, e com a temperatura média atingindo o 11º lugar entre as mais altas de todos os tempos.

Na superfície, o ano foi marcado por extremos de calor e frio sem paralelos nos EUA, secas e ondas de calor na Europa e na África, fora o número recorde de desastres naturais relacionados ao clima.

Além disso, em 2011 a população mundial atingiu 7 bilhões de pessoas, ocorreu o segundo pior desastre nuclear de todos os tempos e tivemos investimentos recorde em energia renovável.

Os 41 indicadores sobre o ar e a superfície usados pelo NOAA (Administração Nacional de Atmosfera e Oceanos), órgão americano, mostraram de forma inequívoca que, visto pelas temperaturas do ar e do solo, o mundo continuou a aquecer ao longo de 2011. Em julho, um relatório do NOAA apontou que os últimos 300 meses foram todos de temperaturas acima da média e que os 13 anos mais quentes da história estão entre os últimos 15 anos desde 1997. O ano de 2011 também se destacou nesse sentido, disse o relatório, porque tivemos uma ocorrência de La Niña , um fenômeno natural de resfriamento oceânico que, normalmente, reduziria as temperaturas.

Nenhum comentário: