domingo, 24 de março de 2013

Dia Internacional da Água


O Dia Mundial da Água é comemorado anualmente em 22 de março como meio para chamar a atenção sobre a importância da água doce e defender a gestão sustentável dos recursos hídricos, por recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.
Cada ano, o Dia Mundial da Água destaca um aspecto específico da água doce. Em 2013 o tema é “Cooperação pela Água”.
É crucial mobilizar, em nível mundial, a vontade política e o comprometimento com as questões da água. Igualmente importantes são a visão de futuro e a boa vontade para considerar caminhos inovadores para abordar a cooperação nos níveis local, regional e internacional.
Atualmente, debates abertos sobre as questões relacionadas aos recursos hídricos, bem como a ampla participação de cidadãos na tomada de decisões ( fator-chave para promover a boa governança e um clima de responsabilidade e de transparência ) podem estimular ações colaborativas e compromissos políticos.
A história tem mostrado que a natureza vital da água doce é um grande incentivo para a cooperação e o diálogo, obrigando as partes interessadas a se reconciliarem, até mesmo nos pontos de vista mais divergentes. Frequentemente, a água une mais do que divide as pessoas e as sociedades.
Os comitês de bacia caminham nesta direção: da cooperação, do diálogo , da responsabilidade, da transparência na gestão colaborativa dos recursos hídricos. Por isso escolhemos o tema da palestra de hoje ”A IMPORTÂNCIA DO COMITÊ DE BACIA LAGOA MIRIM /SÃO GONÇALO PARA NOSSA REGIÃO”. E ninguém melhor que a nossa amiga e companheira de Comitê, Karla Cozza, para falar sobre o tema.
A Karla é :
Graduada: Engenharia Química e Engenharia de Alimentos
Especialista: Engenharia Química na área Controle Ambiental
Mestra: Engenharia de Alimentos na área de Biotecnologia
Atualmente trabalhando junto à Superintendência de Tratamento da CORSAN – Corpo Técnico
Atuando junto aos Comitês de Bacia: Camaquã, Mirim-São Gonçalo e Caí
Participa:
Do Fórum Gaúcho dos Comitês – representando CB Mirim-São Gonçalo
Da Câmara Técnica Permanente de Controle e Qualidade Ambiental do CONSEMA-RS
Da Câmara Técnica de Gestão dos Recursos Hídricos Transfronteiriços
Agradecemos a presença de todos e desejamos que os próximos 15 anos de existência do GEAN sejam de PAZ, COLABORAÇÃO, RESPEITO E MUITA S REALIZAÇÕES PELA SUSTENTABILIDADE DA NOSSA REGIÃO E, EM ESPECIAL, DA BACIA BINACIONAL DA LAGOA MIRIM.

Nenhum comentário: