quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

2010 - Ano da Biodiversidade

Importância da Biodiversidade
Estamos desestruturando e destruindo a sintonia deste conjunto de espécies quando fazemos a ocupação desordenada de áreas naturais, quando fazemos a exploração predatória de recursos da natureza e a poluímos nosso ar! São algumas ações humanas que têm trazido sérias consequências, levando o planeta a perder cada vez mais espécies animais e vegetais.
Foi justamente pensando nisso para chamar a atenção desta problemática, que a Organização das Nações Unidas, a ONU, declarou o ano de 2010, como o ano internacional da Biodiversidade. No dia 8 de janeiro, aconteceu a abertura oficial do ano da biodiversidade, em Curitiba/ Paraná, que contou com a presença de autoridades governamentais brasileiras e do exterior, representantes da ONU e pesquisadores do mundo inteiro.
Desafio
O tema proposto para este ano, não poderia ter sido mais propício, afinal de contas, pesquisadores estimam que 150 espécies sejam extintas POR DIA no mundo. Junto com a questão das mudanças climáticas, a perda da biodiversidade é o maior desafio para a humanidade atualmente. Por isso, durante este ano, serão promovidas atividades em todo o mundo para conscientizar a população.
Estamos perdendo esta biodiversidade a uma taxa mil vezes maior do que a taxa normal na história da Terra. Então, de acordo com as previsões dos cientistas, até 2030 poderemos estar com 75% das espécies animais e vegetais ameaçadas de extinção. Atualmente este número é de 36%. Vale registrar que em uma conferência em 2002, durante um lançamento da Convenção da Biodoversidade, vários objetivos foram traçados, mas poucos foram cumpridos.

Boa Notícia
Um dos objetivos que foi cumprido, e é muito bom, porque nos encoraja é a proteção legal em unidades de conservação de 10% dos ecossistemas da Terra. O Brasil, por exemplo, é um líder nesta meta. Temos 16% da nossa Terra em todas as categorias de proteção, nas 3 esferas do Governo. Para fazer uma comparação, o mundo inteiro junto, em termos de ambiente terrestre, está por volta de 12%.
Para ilustrar um pouco mais tudo este programa sobre o ano da Biodiversidade, vamos relacionar algumas informações sobre como é importante a Biodiversidade e por que devemos preservá-la:
A primeira razão…
Como já escrevemos, a biodiversidade mantem a vida. As plantas verdes no solo e as plantas microscópicas nos oceanos produzem o oxigênio que respiramos. Cada espécie individual depende de outras para a sua existência. Se uma espécie for eliminada, as outras que dependem dela também desaparecerão. E isso inclui a espécie humana.
A segunda razão…
para proteger a biodiversidade é justamente porque dependemos dela. Precisamos do alimento, dos medicamentos, do seu abrigo. Precisamos de produtos industrializados, como a borracha e madeira, os cosméticos e outras coisas.
A terceira razão…
Para proteger a biodiversidade é a ética. É correto que as pessoas destruam tanto a criação de Deus? Sem contar que devemos preserva-la puramente pela beleza e pelo prazer. Seria um mundo muito sem graça, se não tivéssemos, as flores, ou os pássaros… Se não tivéssemos os animais!
Concluindo…
Lembre-se: 2010, é o ano da Biodiversidade! ! O que você pode fazer para proteger a Biodiversidade? Simplesmente continue com as suas ações que beneficiem o meio ambiente: recicle, não jogue papel no chão e não maltrate os animais! Essas 3 atitude são um excelente começo!
Outra atitude legal é passar adiante informações úteis. Seja você, ouvinte, um propagador deste ideal. Divulgue também o nosso Blog na internet.

Nenhum comentário: