terça-feira, 9 de março de 2010

Dicas para economizar água




Dicas para economizar água

Lavadeiras no Araguaia - Foto: Margi Moss
A quantidade de água na Terra é finita. Não se cria água, apenas se transforma do estado líquido em vapor ou em gelo e de volta em líquido. É cada vez mais importante e mais difícil conservar as águas existentes em condições de pureza. No decorrer desse século, vamos ter que fazer grandes esforços para preservar as fontes que temos dessa riqueza.
Tome banho rápido! Um banho demorado chega a gastar de 95 a 180 litros de água limpa. Banhos de, no máximo, 5 a 15 minutos economizam água e energia elétrica.
Escovando os dentes com a torneira aberta, você gasta até 25 litros. O certo é primeiro escovar e depois abrir a torneira apenas o suficiente para encher um copo com a quantidade necessária para o enxágüe.
Ao deixar a torneira aberta, você pode estar gastando de 12 a 20 litros de água por minuto. Se deixar pingando, são desperdiçados 46 litros por dia – o que equivale ao consumo médio por pessoa por dia na África. Fique de olho e feche a torneira!
Água mineral em garrafa em sua casa, de preferência só de garrafão! As garrafas menores, descartáveis, além de poluir o ambiente acabam saindo bem mais caras.
Na cozinha, não lave os alimentos ou pratos com a torneira aberta, utilize sempre um recipiente. Ao terminar, esta água pode ser aproveitada para regar as plantas. Não despeje óleo usado na pia ou vaso sanitário, ele flutuará sobre a água e é muito difícil de eliminar.
Aperte a descarga apenas o tempo necessário. Uma válvula de privada no Brasil chega a utilizar 20 litros de água em um único aperto! Não jogue lixo no vaso sanitário. Hoje existem vasos sanitários com descargas que utilizam menos água ou que tem duas opções da quantidade de água a ser despejada.
Ao lavar louças, panelas e talheres com a torneira aberta o tempo todo, você acaba desperdiçando até 105 litros. É melhor primeiro passar a esponja e ensaboar e depois enxaguar tudo de uma só vez. Se você tiver lavar-louças, use-a apenas quando estiver cheia.
Ao lavar roupas, apenas use a máquina de lavar quando ela estiver bem cheia.
Mangueira ou vassoura? Ao lavar a calçada, muitas pessoas utilizam a mangueira como se fosse vassoura. O certo é utilizar uma vassoura de verdade! Depois, se quiser, jogue um balde d’água, mas não deixe a mangueira aberta o tempo todo gastando até 300 litros de água.
Lavando o automóvel com a mangueira pode gastar 560 litros em 30 minutos. Lavar apenas quando for realmente preciso, usando um balde: a economia será de 520 litros.
Vazamento? Feche o registro e todas as torneiras (internas e externas) e observe se o hidrômetro continua movimentando os ponteiros. Em caso positivo, deve existir um vazamento.Repare imediatamente: 10 gotas de água por minuto desperdiçam 2 mil litros de água por ano.
Molhando plantas envolve um gasto médio de 186 litros em 30 minutos. Armazene a água da chuva para molhar suas plantas e regue, apenas quando necessário, usando um esguicho tipo "revólver" que libera a água só quando acionado. Regue sempre de manhã cedo, evitando que a água evapore com o calor do dia.
Cuidando do jardim: Ter um jardim bonito e bem cuidado sem desperdiçar água é possível. Siga a sugestão do jardineiro Claudinei (veja na seção Projetos que Fazem) e antes de ligar as torneiras, consulte a meteorologia. Caso tenha previsão de chuva, não é necessário irrigar os jardins ou as plantas na sua varanda!
Ao limpar o aquário, aproveite a água para regar as plantas. Esta água está enriquecida com nitrogênio e fósforo, e as plantas vão adorar!
Pressão política. Não podemos ser apáticos com relação a nosso próprio futuro. De onde vem a água que bebemos? Do mesmo rio onde jogamos esgoto. Vamos pressionar as municipalidades a investir no tratamento do esgoto. É importante para nosso bem-estar e o dos amigos que vivem rio abaixo.
Aproveitamos para incluir aqui uma informação importante, embora não se trate diretamente de 'economizar água'. Não sujar a água desnecessariamente também é muito importante. Você sabe onde jogar o óleo de frituras feitas em casa? Normalmente, jogamos o óleo na pia ou por outro ralo, certo? Este é um dos maiores erros que podemos cometer. Por que fazemos isto? Porque ninguém nos diz como fazer, ou não nos informamos. É mais fácil jogar fora...MAS UM LITRO DE ÓLEO CONTAMINA CERCA DE 1 MILHÃO DE LITROS DE ÁGUA, o equivalente ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos! De nada adianta criticar os responsáveis pela poluição da Baía da Guanabara (RJ), rio Paraíba (PB), Bacia do Tietê (SP) se não tentarmos fazer a nossa parte.

Um comentário:

Unknown disse...

Gostaria de apresentar um produto que esta disparando no mercado brasileiro

Ele vai economizar até 80% da água e ainda vai dar mais higiene praticidade conforto e sustentabilidade

E um aparelho universal serve para todos os tipos de lavatórios chuveiros mictórios vasos sanitários e outros comuns.

1 - Veja a matéria na TV Globo:
http://www.youtube.com/watch?v=2bPzBHBP_k4

2 - Veja também caseiro
http://www.youtube.com/watch?v=dX9MI8M_OSA