terça-feira, 9 de março de 2010

Exemplo de vida


Delfina Renck Reis relata no blog "Tudo sobre Plantas" que viajando pelo sul da África no verão de 1995 ouviu falar de um homem que cultivava a Água. No lugarejo de Zvishavane, no Sul do Zimbabwe, após uma longa e lenta viagem de ônibus, ela encontrou Sr. Zephania Phiri Maseko, o cultivador de água.
Um homem simples, alegre, que contou-lhe a sua história: por se opor ao governo branco em 1964, Sr. Phiri - como ficou conhecido - foi demitido e ameaçado: "Jamais terás emprego algum novamente". Ele, com uma família de 8 para sustentar, voltou-se então para sua propriedade de 3 hectares. Ali, contudo, não dispunha de água. Observando com atenção a Natureza ao seu redor e o ciclo das águas, ao longo de 30 anos Phiri criou um sistema sustentável que preenche todas as suas necessidades em água, só com a chuva.
“Tem que começar a captação no alto, e sarar as voçorocas jovens antes das velhas e profundas rio abaixo,” diz. Com um engenhoso conjunto de muros de pedra, ele consegue 'amansar' o ritmo das águas das chuvas, colina abaixo, criando espaços de contenção, por onde elas fluem lentamente.
Desta forma, a água chega em reservatórios permeáveis, construídos à mão por Phiri e suas duas esposas. “O solo,” explica, “é como uma lata. A lata precisa segurar toda a água. Vossorocas e erosão são como buracos na lata que permitem que a água e a matéria orgânica escapem. Estes precisam ser tapados.”
Delfina esclarece que o governo colocou valas de escoamento na região toda muitos anos atrás, mas feitas fora das linhas de contorno, para acabar com a erosão em laminas, levando a água das tempestades para um dreno central. O problema de erosão resolveu-se, mas as terras acabaram sendo roubadas da sua água.
Assim, Sr. Phiri cavou grandes “covas de fruição” de 10x6x4 pés no fundo de todas as suas valas. Quando chove, a água enche a primeira cova e o excedente enche o seguinte, continuando assim até os limites da propriedade. Muito depois do fim da chuva, a água continua nas covas, infiltrando no solo.
Em volta das covas capins grosseiros são cultivados para controle de erosão, para cobertura das casas, e venda. Muitas árvores frutíferas vigorosas foram plantadas por Sr. Phiri ao longo dessas valas para fornecer alimentos, sombra, e quebra-ventos. São alimentadas estritamente pelas chuvas e o lençol freático, que vai se aproximando da superfície.
Como Mr. Phiri explica: “Cavo valas e covas de fruição para plantar a água para que possa germinar em outro lugar.” ” Ensinei o meu sistema às árvores,” continua. “Elas entendem-no e à minha linguagem. As coloco aqui e digo ‘Olha, a água esta aqui. Vão a procura.” Nenhuma bacia nem divisória para segurar ou negar a água é colocada em volta delas; as raízes são encorajadas a se esticarem e encontrar a água.
Uma mistura diversa de culturas não híbridas como abóbora, milho, pimenta, beringela, taboa para cestas, tomate, alface, espinafre, ervilha, alho, feijão, maracujá, manga, goiaba, e mamão, juntamente com árvores nativas como matobve, muchakata, munyii, e mutamba são plantadas entre as valas.
Esta diversidade garante a saúde de todo o ambiente e traz segurança para a família, que se sente cuidando de seu próprio Jardim do Éden, como descreve a Bíblia no texto que inspirou toda a ação de Phiri.
Mais um exemplo de que com atenção e observação é possível entrar em harmonia com a Natureza e ter uma boa vida que 'lutar contra ela' não garante.

Nenhum comentário: